

História
O JUMA foi criado em abril de 2018 pela Professora Danielle de Andrade Moreira, em parceria com as pesquisadoras Daniela Marques de Carvalho Oliveira e Letícia Maria Rêgo Teixeira Lima.
As primeiras pesquisas desenvolvidas pelo grupo centraram-se em estudos teóricos sobre justiça e litigância climática no contexto do Antropoceno e resultaram em algumas publicações sobre o tema.
Desde então, o JUMA vem ampliando sua equipe de pesquisadoras(es) e passou a desenvolver estudos específicos sobre litigância climática no Brasil. Entre os anos de 2020 e 2021, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), desenvolvemos pesquisa publicada em E-book pela Editora PUC-Rio sobre “Litigância climática no Brasil: Argumentos jurídicos para a inserção da variável climática no licenciamento ambiental”. Esta publicação e mais informações a respeito podem ser encontradas em publicações.
No ano de 2021, o JUMA recebeu novo apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), desta vez para desenvolver a pesquisa “Litigando a crise climática: conhecimento aplicado para a efetivação das políticas climáticas no Brasil”, que visa ao desenvolvimento de trabalhos que promovam reflexões e análises jurídicas qualificadas a respeito dos desafios e potencialidades do Direito para enfrentamento da crise climática, assim como que subsidiem a construção e reunião de argumentos jurídicos para a litigância climática no Brasil. No bojo desta pesquisa, foi construída a Plataforma de Litigância Climática no Brasil, que reúne casos judiciais brasileiros classificados como de “litigância climática”.

Vínculo institucional
O JUMA integra a Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA-Jur), coordenado pelo Professor Fernando Walcacer e pelas Professoras Danielle de Andrade Moreira e Virgínia Totti Guimarães.
Instituições parceiras
As pesquisas do JUMA contam com o apoio financeiro do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e com a cooperação do Sabin Center for Climate Change Law, do Granthan Research Institute on Climate Change and the Environment e da Asociación Interamericana para la Defensa del Ambiente (AIDA).
