Pesquisadoras(es) e colaboradoras(es)

Coordenação Geral

Danielle de Andrade Moreira
Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA), vinculado à Coordenação de Direito Ambiental do NIMA/PUC-Rio (NIMA-Jur). Doutora e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com atuação junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito e ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA/PUC-Rio). Membro do Conselho Consultivo do NIMA/PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (nível especialização) em Direito Ambiental da PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). Vice-Presidente da Região Sudeste do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Foi assessora jurídica do FUNBIO, da Fundação Estado de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA, atual INEA) e da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ, atual INEA). Danielle é mãe de Bruna, Tiago e Flora.
Coordenação de Pesquisa

Juliana Chermont P. Lopes
Mestranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR (UFRJ). Pós-graduada em Políticas Públicas e Tutela Coletiva pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ). Advogada. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Pesquisadora da Coor-denação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio desde 2016.

Paula Máximo de Barros Pinto
Advogada e Pesquisadora. Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Coordenadora de pesquisa do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Direito, Natureza e Sociedade (PUC-Rio), do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Política Públicas no Campo (NMSPP/CPDA/UFRRJ) e do Grupo de Pesquisa Movimentos sociais, relações de poder e políticas públicas no campo (CPDA/UFRRJ). Integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).
Pesquisadoras(es)

Letícia Maria Rêgo Teixeira Lima
Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Advogada. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Cofundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Professora da pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio. Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da 9ª Subseção da OAB-RJ. Líder climática pela The Climate Reality Project. Membra da Latin American Lawyers Initiative for Mobilization Action (LACLIMA). Pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio desde 2012. Produz conteúdo sobre meio ambiente para o canal de Youtube Letícia Vie e o perfil do Instagram @leticiavie.

Victória Lourenço de Carvalho e Gonçalves
Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Direito pela UFF. Advogada com atuação na área de Recursos Hídricos. Professora do curso de graduação em Direito na Universidade Estácio de Sá. Integrou o Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito - GEMADI/UFF-VR de 2014 a 2019.

Carolina de Figueiredo Garrido
Mestranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa de desempenho acadêmico da FAPERJ (Programa Bolsa Nota 10). Pós graduanda e monitora do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Membra do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/ NIMA/ PUC-Rio) desde 2019. Foi pesquisadora de iniciação científica do NIMA-Jur e do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), ambos da PUC-Rio. Líder climática pela The Climate Reality Project. Membra da Latin American Lawyers Initiative for Mobilization Action (LACLIMA).

Maria Eduarda Segovia B. Neves
Pós-graduanda e monitora do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Ambiental Brasileiro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharela em Direito pela PUC-Rio, com ênfase em Estado e Sociedade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Líder climática pelo The Climate Reality Project. Faz parte da rede Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA). Foi pesquisadora de iniciação científica do JUMA/NIMA/PUC-Rio. Foi estagiária no NIMA-Jur da PUC-Rio e no escritório Graça Couto, Sequerra, Levitinas, Bicudo, Leal & Abby Advogados, na área de Direito Ambiental. Foi monitora dos cursos de extensão “Direito Ambiental e Mudanças Climáticas” e “Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás”, ambos organizados pela PUC-Rio.

Luciana Tse Chaves Garcia Rego
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Graduanda em Direito pela PUC-Rio. Foi ouvinte do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GEP-SIDH) do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da PUC-Rio. Foi estagiária da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro junto à 28ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Foi pesquisadora de iniciação científica do JUMA/NIMA/PUC-Rio. Foi monitora dos Cursos de Extensão “Direito Ambiental e Mudanças Climáticas” e “Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás”, ambos organizados pela PUC-Rio. Atualmente é estagiária do escritório Rennó, Penteado, Sampaio Advogados, na área de Direito de Energia e Ambiental.

João Victor Colaço Cavalheiro da Rosa
Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio).
Pesquisador de Iniciação Científica do projeto de pesquisa e extensão “Direitos em movimento: territórios e comunidades - Terras e Lutas", vinculado ao Núcleo de Estudos Constitucionais da PUC-Rio (NEC/PUC-Rio). Monitor dos cursos Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás e Regularização Fundiária e Direito nos Contextos Urbano e Rural, ambos organizados pela PUC-Rio. Foi discente em Cursos de Extensão, em Direito dos Contratos (EMERJ), Garantias Legais em Territórios Instáveis (FESUDEPERJ) e em Direito e Novas Tecnologias (PUC-Rio).

Maria Eduarda Garambone Sydenstricker
Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduada no Curso de Extensão “Direito Ambiental e Mudanças Climáticas” pela PUC-Rio. Graduada no Curso de Extensão em “Compliance Ambiental, Social, de Governança e Proteção de Dados (ESG&D)”. Graduada no Curso de Extensão “Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás”. Atualmente é estagiária no escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, na área de Direito Ambiental e das Mudanças Climáticas. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/Rio).
Colaboradoras(es)

Virgínia Totti Guimarães
Professora de Direito Ambiental e Direito Urbanístico da PUC-Rio. Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da PUC-RIO. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Direito, Natureza e Sociedade. Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Ambiental da PUC-Rio e do Curso de Pós-Graduação lato sensu Direitos e Políticas para Povos Indígenas da PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica do Programa Povos, Direitos e Territórios da PUC-RIO. Professora do Mestrado Profissional em Direito Civil e Práticas Jurídicas da PUC-Rio. Doutora em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio e em Advocacia Pública pela UERJ. Membro da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).


Stela Luz Andreatta Herschmann
Mestre em Administração pela FGV-EBAPE, na linha de Instituições, Política e Governo. Mestre (LL.M) cum laude em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University, Durham, North Carolina, EUA. Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Trabalhou com equipes multidisciplinares em análises de estudos de impactos ambientais de projetos de infraestrutura diversos e com pesquisas e campanhas relacionadas ao tema das mudanças climáticas. Hoje é Especialista em Políticas Climáticas do Observatório do Clima, professora da pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio, membra da Latin American Lawyers Initiative for Mobilization Action (LACLIMA), além de pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio) da PUC-Rio. Foi pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio entre 2005 e 2008 (com bolsa de iniciação científica em 2006/2007).

Bruno Lúcio Moreira Manzolillo
Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Professor de Direito no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ. Membro do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/ NIMA/PUC-Rio).

Anna Maria B. M. Cárcamo
Mestre em Gestão Ambiental pela Yale School of Forestry and Environmental Studies (F&ES), Yale University, Connecticut, EUA, com enfoque em Política Climática e Ambiental Internacional e Justiça Ambiental. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estado e Sociedade e Domínio Adicional em Política Internacional. Trabalhou como consultora jurídica socioambiental na International Rivers, organização não governamental de meio ambiente e direitos humanos, e trabalhou anteriormente com outras equipes interdisciplinares da sociedade civil, com multistakeholders e na organização de congressos relacionados ao tema de mudanças climáticas. Fez intercâmbio em convênio com a Universidade de Lisboa em Portugal e estágio no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, em Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural. Foi pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio entre 2015 e 2017. Atualmente é Fellow de mudanças climáticas na UNU-UNFCCC.

Daniela Marques de Carvalho de Oliveira
Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Advogada. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Cofundadora e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA-Jur/PUC-Rio). Daniela é mãe do Miguel.

Ana Nina
Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Direito pela Harvard Law School. JD - Jurisprudence Doctor- pela Seattle University School of Law. Bacharel em Direito pela UERJ. Integrante do comitê de litigância do Sierra Club (para o estado de Washington). Ana Nina foi consultora do Climate Policy Initiative, PUC-Rio; professora visitante da Universidade de Vermont Law School, lecturer da Universidade de Washington School of Law e dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Rio, lecionando Direito Internacional e Direito Ambiental Internacional. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/Rio)